COPA DO MUNDO 2014

Ritmo segue acelerado nos preparativos para a Copa em Mato Grosso

Terça-feira, 12 de junho de 2012 | Publicado às 19h00

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 A dois anos da Copa, o governo do Estado mantém o ritmo acelerado nas obras que preparam a Capital e Várzea Grande para o Mundial da Fifa. A cada dia, novas interdições e início de escavações mostram que as obras de preparação para o mundial definitivamente saíram do papel. Além das obras da Arena Pantanal e de desbloqueio (intervenções menores) tiveram início as grandes intervenções na avenida Miguel Sutil para obras de trincheiras e viadutos.

Conheça as principais obras e projetos da Copa 2014

Arena Pantanal

A construção segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com bom avanço na edificação da superestrutura. Setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos. O processo de montagem das estruturas metálicas dos dois últimos pavimentos dos setores norte e sul está em estágio avançado. As arquibancadas norte e sul são desmontáveis, permitindo a remoção de 30% dos 43.136 mil assentos do estádio. A diminuição da capacidade do estádio no pós-copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais. A construção da moderna arena multiuso conta com 650 trabalhadores em diferentes frentes de trabalho, como a fábrica de pré-moldados, armação, fixação de peças de concreto e estruturas metálicas, entre outros. A obra está com 45% dos serviços concluídos.


Corredor Mário Andreazza

O corredor Mário Andreazza está previsto na Matriz de Responsabilidade, documento no qual estão registrados os compromissos assumidos entre os governos municipais e estaduais junto ao governo federal e à FIFA. Duas obras compõem o corredor: a duplicação da rodovia e da ponte sobre o rio Cuiabá. Ela faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto-arena, aeroporto-rede hoteleira. Além de facilitar o acesso das regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Mato Grosso à capital.

As obras ligadas ao corredor Mário Andreazza também são importantes para a trafegabilidade até o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. A primeira grande intervenção de mobilidade urbana foi a duplicação da ponte Mário Andreazza, iniciada em maio do ano passado. A nova ponte já está concluída, faltando apenas a junção entre a estrutura de concreto e a pista da rodovia (encabeçamento). A pista antiga também será recuperada, com aplicação de uma nova camada de asfalto.

Outra obra que integra o corredor é a duplicação da rodovia Mário Andreazza, intervenção que vem sendo executada em vários trechos, entre a ponte e o Trevo do Lagarto, já com 20% dos serviços executados. Essa duas obras somam um investimento de R$ 33,5 milhões. Outras duas obras que o complementam o corredor Mário Andreazza é a Trincheira Mário Andreazza (R$ 5,8 milhões) e a Estrada da Guarita (R$ 29,2 milhões), ambas em andamento.

Travessia Urbana 

As obras de Travessia Urbana serão realizadas com recursos do governo federal, na ordem de R$ 165 milhões. Serão construídos viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB. Estão em andamento as obras das trincheiras da Jurumirim, Santa Rosa e Verdão, todas na Miguel Sutil. Também já foi publicado o resultado da licitação para construção do viaduto do Despraiado, que aguarda a liberação da ordem de serviço para ter início. Também já estão em fase de licitação as obras para o Complexo Viário do Tijucal, que incluem a construção de um viaduto e uma trincheira, a construção do viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.

Aeroporto Marechal Rondon

Em 30.11.2011 foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, que é a primeira etapa da ampliação do aeroporto visando à copa do Mundo de 2014. A construção do novo prédio administrativo da Infraero está em andamento e o edital de licitação para a reforma e ampliação do aeroporto deve ser lançado assim que for assinado o convênio com a Infraero.Todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano e deverá custar R$ 88,43 milhões.

VLT

O resultado da licitação do VLT deve sair até a próxima semana. No momento, a Secopa analisa os recuros interpostas pelos consórcios que disputam a concorrência, que segue o Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O VLT deve ser entregue no primeiro trimestre de 2014. Serão aproximadamente 23 Km de extensão, ligando a região do CPA ao Aeroporto, e o bairro do Coxipó ao Centro de Cuiabá. O governo do Estado tem aprovado um empréstimo de R$ 1,2 bilhão junto ao governo federal para implantação do modal (empréstimo através da Caixa Econômica Federal e BNDES).

Campos Oficiais de Treinamento (COT) 

São três locais: COT BARRA DO PARI, em Várzea Grande – projetos básico e executivo já concluídos. Licitação sairá em breve. O local terá capacidade para 5 mil torcedores; COT-CPA (Morada da Serra), em fase de elaboração dos projetos, terá capacidade para 1.600 torcedores e também será utilizado como centro de ensino e treinamento do Corpo de Bombeiros; COT UFMT, com projeto em andamento, o empreendimento será também um importante legado para a maior universidade de Mato Grosso para Copa.

Desbloqueio

A Secopa também realiza obras de desbloqueio para criar alternativas de trânsito durante a execução das grandes obras de mobilidade urbana, como o VLT. Estão em andamento a duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques, prolongamento da Av. Jurumirim, construção da ponte sobre o córrego Gumitá, prolongamento da rua Eucaliptos e uma nova ponte sobre o Rio Coxipó (ligando o b. Jardim das Palmeiras à av. Arquimedes Pereira Lima). O primeiro trecho da pavimentação da Mário Palma também está finalizado. Outra obra que deve começar em breve é a pavimentação da Av. Camboriú/rua Cabeceiras, na região do Coxipó. Estão em licitação a duplicação da av. Arquimedes Pereira Lima, pavimentação da av. Itaparica (B. Vista Alegre/Coxipó) e a implantação da ligação da Avenida Beira Rio à Rua Antônio Dorileo (região do Coophema), que inclui uma nova ponte de concreto sobre o rio Coxipó (região do Coophema) e pavimentação de vias. Deverão ser licitadas ainda este ano a av. Parque do Barbado e a Via Verde, duas importantes novas avenidas na capital.

ENTORNO DA ARENA PANTANAL

Está em licitação a pavimentação de diversas ruas no Entorno da Arena Pantanal, trecho compreendido entre a Rua Begônias (Entr. Rua das Tulipas - Entr. Av. das Flores /Entr. Rua das Violetas - Entr. Av. 8 de Abril); Rua dos Crisântemos (Entr. Rua das Begônias - Entr. Ruas das Camélias); Rua Onze de Maio (Entr. Rua A - Entr. Av. Miguel Sutil ); Rua das Papoulas (Entre. Rua das Begônias - Entr. Rua das Margaridas); Av. Dom Carlos L. D´amour (Entr. Av. Agrícola Paes de Barros - Entr. Av. Ciríaco Candia); Rua das Almas ( Entr. Av. Miguel Sutil - Entr. Rua da Fé ) e Rua da Caridade (Entr. Av. Miguel sutil - Entr. Rua da Fé), totalizando 2.231,99 metros.

Rodovia Cuiabá – Chapada dos Guimarães

A duplicação do primeiro trecho da Rodovia Emamuel, que liga Cuiabá a Chapada, já foi concluído pela Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana. O segundo trecho começou a ser duplicado em abril. A cidade de Chapada fica a 60 km da capital e é um importante ponto turístico de Mato Grosso.

Rodovia Cuiabá – Santo Antônio do Leverger

A duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger, está em andamento e será importante para facilitar o acesso ao município, muito visitado por quem gosta de uma boa pescaria no Rio Cuiabá. Obra deve ser finalizada em junho deste ano.

Segurança na Copa 2014

A Secopa já iniciou a elaboração do Plano Master de Segurança para Copa do Mundo de 2014, que deve ser finalizado até julho de 2012. Entre as ações já definidas, estão a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de apoio ao Turista e Proteção às Marcas, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias. O foco é organizar a segurança da Copa com a integração e cooperação de todos os órgãos de segurança pública (estadual, municipal e federal), deixando uma legado para o estado no pós-copa.

Copa em Ação

É um programa do Governo do Estado voltado para a qualificação e inserção da mão de obra no mercado de trabalho, na geração de emprego e renda, com incentivo ao empreendedorismo por meio do microcrédito. O objetivo do Governo do Mato Grosso é formar cerca de 10 mil profissionais. O investimento do projeto é de R$ 10 milhões de reais, com foco nas áreas de serviço, construção civil e turismo. Em janeiro de 2012, o governo iniciou o segundo ano do programa.

Copa Verde

Lançado em junho do ano passado, o programa “Copa Verde” irá compensar a neutralização de gases poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal. Nos próximos três anos, serão repassados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, que são formadores do Pantanal. Em parceria com o Instituto Ação Verde, serão recuperados cerca de mil hectares de áreas de preservação permanentes (APPs) com o plantio de 1,4 milhão de árvores. Já foram plantadas 100 mil mudas, de 62 diferentes espécies em 88 propriedades. Em média, cada árvore plantada sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.

Trilogia do Pantanal

Anunciado em setembro do ano passado, o projeto “Trilogia do Pantanal” divulgará a maior planície alagável do mundo em mais de 160 países por meio de um documentário que será exibido em três episódios (Terra, Água e Ar) pelo canal National Geographics. A previsão é que a trilogia seja exibida a partir de 2012, atraindo a atenção de turistas nos quatro cantos do planeta.

Rede Hoteleira

O setor hoteleiro deve crescer 30% até a Copa de 2014. Estão previstas a construção e a ampliação de catorze novos hotéis, o que significa a construção de mais 1.410 apartamentos e 3.644 leitos, totalizando investimentos em torno de R$ 250 milhões. Até 2014 os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Jaciara, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço terão 240 locais receptivos de turistas, entre chalés, hotéis e pousadas, 8.962 apartamentos e 22.084 leitos aptos a receber delegações, turistas, visitantes.


Fonte: ASSESSORIA - SECOPA-MT