EDUCAÇÃO

30 anos do Taekwondo em MT é comemorado durante a abertura 2ª Etapa do Campeonato Estadual

Segunda-feira, 11 de junho de 2012 | Publicado às 18h27

A A

A solenidade de abertura da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo foi marcada pela comemoração dos 30 anos da prática do esporte em Mato Grosso, com entrega de placa de homenagem aos parceiros que contribuíram para a ascensão da modalidade no Estado. O evento, realizado no sábado (09.06), no Palácio das Artes Marciais no Complexo do Aecim Tocantins, reuniu cerca de 200 atletas, de nove delegações de Mato Grosso. Além de Cuiabá, participaram as equipes de Campo Verde, Nova Xavantina, Alta Floresta, General Carneiro, Nova Monte Verde, Água Boa, Primavera do Leste e Barra do Garças.

O presidente da Federação de Taekwondo de MT, Hélio Ribeiro, destacou que a homenagem feita durante o evento foi uma forma de agradecer a todos que contribuíram com o crescimento do esporte no Estado. “A modalidade completa 30 anos com muito louvor. Hoje, Mato Grosso é um dos Estados que mais possui esportistas renomados na modalidade. Estamos entre os seis melhores do Brasil,” lembrou. 

O mestre Kwang Soo Chin, precursor do Taekwondo em Mato Grosso, foi um dos grandes homenageados. Ele salientou que é uma grande honra fazer parte da comemoração. “Nesses 30 anos, percebo que aconteceram muitas mudanças positivas. O nível técnico está elevado e temos atletas que representam muito bem o Estado. Eles têm potencial para serem campeões mundiais”, frisou.

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) também foi uma das homenageadas na solenidade. O presidente da Federação ressaltou que a pasta sempre apoiou os eventos esportivos. “A Seel é uma grande parceira e vem contribuindo bastante. Isso nos anima a trazer competições, que visam fomentar ainda mais o Taekwondo no Estado”, pontuou Hélio.

Representando a Seel, a secretária adjunta de Políticas Especiais, Janete Carvalho, agradeceu a homenagem. Ela enfatizou que a medalha demonstra que o Governo Estadual está no caminho certo, investindo em atletas de várias modalidades”. Janete lembrou também que Mato Grosso está cumprindo a meta de, em 10 anos, estar entre os 10 Estados que mais possuem atletas renomados e que se destacam no país.

Para o diretor técnico da Federação de Taekwondo do Estado de MT (FTKDMT), mestre Erozé Viliagra, o objetivo de homenagear quem sempre ajudou para o progresso do esporte em Mato Grosso foi alcançado. “Quero parabenizar especialmente o precursor da modalidade no Estado, mestre da Coréia, Kwang Soo Chin, pela sua garra e determinação”, finalizou.

Celeiro

O Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, Carlos Luiz Fernandes, ressaltou que Mato Grosso tem grandes atletas. "O Estado tem uma história de destaque, com muitos campeões, que estão se apresentando bem. Paralelo ao evento de Mato Grosso, acontece outra competição em Porto Alegre, com a participação de uma equipe daqui. Com isso, percebemos a grandeza e a importância de se incentivar o Taekwondo no Estado”, explicou Carlos.


Seletiva

A 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo é classificatória para dois eventos importantes. Os classificados irão representar Mato Grosso no campeonato Brasileiro, que será realizado em Goiás, no mês de Julho, nas categorias infantil, juvenil e máster. Além disso, o evento é seletiva para Copa do Brasil, que acontecerá em novembro, em todas as categorias.

Olieni Matos, da categoria máster, é um dos atletas que conquistou vaga para representar Mato Grosso na Copa do Brasil. “Eu treino há 10 anos. Esta competição foi muito importante para mim. Estou treinando desde o início do ano para me classificar para a Copa do Brasil. Quero levar o nome de Mato Grosso para as competições de destaque” disse.

O atleta faixa preta, Carlos Flávio, destacou que seu sonho é representar o Brasil nas as Olimpíadas de 2016. “Estou treinando muito, pois o que mais almejo na vida é representar o meu país nas Olimpíadas. Neste evento, estou tendo a chance de participar de mais uma seletiva e mostrar meu talento”.

Conforme do diretor técnico da Federação, o requisito primordial para ingressar no Taekwondo é a disciplina, além do biótipo físico e flexibilidade. “Ao constatarmos que a pessoa realmente está voltada para o Taekwondo, vamos treiná-la com afinco e prepará-la para disputar seletivas estaduais”, explicou.


Fonte: ADRIANE RANGEL - Assessoria/Seel-MT