SEGURANÇA PÚBLICA

Policiais do Comando Regional de Barra do Garças são formados no curso Motociclista Policial Militar.

Segunda-feira, 11 de junho de 2012 | Publicado às 18h13

A A

Barra do Garças, MT - O Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) realizou, na manhã desta segunda-feira (11-06), a formatura de 20 policiais militares subordinados ao Comando Regional de Barra do Garças (CR V), no curso ‘Motociclista Policial Militar’. O trabalho faz parte do programa de capacitação da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, voltado para Copa do Mundo de 2014, e tem por objetivo ampliar a qualidade técnica de seus profissionais.

Foram 22 dias corridos, que totalizaram 200 horas de aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas foram ministradas na sede do CR V, situada na rua São Francisco, no bairro Sena Marques, em Barra do Garças, e a parte prática foi aplicada nas ruas, durante a realização de eventos que aconteceram no município como a Festa de Santo Antonio e a Motorcycle.

“Foi uma satisfação receber esse curso aqui no nosso comando. Esses profissionais que participaram do curso realmente se engajaram. Para nós, que estamos na frente do comando é muito gratificante ver que nossos policiais estão interessados em se capacitarem, para prestar um serviço cada vez mais técnico e especializado à população”, disse o comandante de Barra do Garças, coronel Eddie Metello de Siqueira.

Conforme o comandante do BPMTran, tenente-coronel Wilson Batista, com o curso, os policiais estão tecnicamente capacitados para atuarem em ações de patrulhamento motociclístico. “Nossas unidades regionais possuem o patrulhamento rápido, entretanto, necessitava de aperfeiçoamento técnico. Agora, esses policiais estão devidamente capacitados para trabalharem com mais qualidade e, principalmente, com mais segurança durante as ações de patrulhamento motociclísitico”, enfatizou Batista.

Com média 9,57, o soldado Fabio Lima Correia, que atua no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Barra do Garças, foi o classificado como o primeiro aluno da turma, que iniciou com 30 policiais. O soldado, que já atuava no Comando de Ações Rápidas (CAR), destacou que com o curso os trabalhos serão desempenhados de maneira mais rápida e segura.

“A nossa unidade realiza um policiamento rápido, sendo sempre a primeira a chegar em uma ocorrência. Então, esse curso foi de fundamental importância para adquirirmos maior agilidade e capacidade técnica de operacionalizar a motociclita, o armamento e a condução do veículo e da própria ocorrência”, enfatizou o policial.

Pai de uma filha de cinco meses, o soldado Fabio Lima também salientou o apoio da família, primordial para a conclusão do curso. “Foi muito difícil. A gente saia tarde das aulas, ficava o tempo todo no quartel ou nas ruas, durante as aulas práticas e ficar longe da minha filha durante esses dias foi bem difícil, mas valeu o sacrifício”, disse o soldado, ao lado da esposa Patrícia Assunção e da filha.

Foram aplicadas ao longo do curso as disciplinas Legislação de Trânsito, Gerenciamento de Crise, Policiamento Motociclístico, Técnicas Avançadas de Pilotagem, Escolta com Motocicleta, Mecânica, Primeiros Socorros e Resgate, além do estágio supervisionado.


Fonte: DANA CAMPOS-Assessoria/PM-MT