PARCERIA

Unemat e Seplag firmam parcerias para fase de conclusão do Zoneamento de MT

Sexta-feira, 24 de março de 2023 | Publicado às 15h03

A A

Pró-reitores, assessores e pesquisadores recebem equipe da Seplag, em Cáceres (Foto: Danielle Tavares)

Dirigentes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (Seplag) apresentam demandas para possíveis parcerias com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e seus pesquisadores. O encontro ocorreu, nessa quinta-feira (23/03), na sede da reitoria, em Cáceres. Dentre os projetos prioritários do Governo, o Zoneamento Socioeconômico Ecológico, Índice de Condição de vida da população (ICV), cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM), governança de dados e governo digital.

São várias as frentes possibilitadas por essa parceria. A ação mais imediata, definida na reunião, é compor um grupo de trabalho entre Unemat e Seplag para o recebimento do material que vem sendo produzido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), acerca da atualização do Zoneamento Socioeconômico Ecológico.

“Essa colaboração entre os órgãos é fundamental para que nossos projetos possam acontecer com a segurança e a base científica necessárias, e a Unemat detém esse conhecimento. Como responsável por várias entregas importantes do Estado, nós temos grandes demandas que requerem esse conhecimento intelectual especializado”, afirmou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão.

 

 

Zoneamento Socioeconômico Ecológico

A revisão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE/MT) tem por objetivo, além do cumprimento da legislação, repensar a ocupação do território mato-grossense, a apropriação de seus recursos naturais e o modelo de desenvolvimento para o futuro, partindo do entendimento que a ocupação espacial deve propiciar um equilíbrio entre a dinâmica natural e a socioeconômica.

“Essa primeira força-tarefa vai ter que conjugar uma variedade de especialistas para que a gente possa, então, construir conjuntamente a melhor proposta de zoneamento para a população e para o estado de Mato Grosso”, disse Keile Costa Pereira, superintendente de informações socioeconômicas e ordenamento territorial da Seplag.

O zoneamento é transversal, quer dizer, precisa de um olhar de especialistas de diversas áreas.  Por isso, a força tarefa deverá reunir profissionais polivalentes, que conheçam de Geologia, Geografia, Geomorfologia, Economia, Estatística, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, entre outras.

“Nós temos expertise e mão-de-obra qualificada em todas as áreas do conhecimento, temos profissionais capacitados e com vasta experiência de pesquisa e extensão. Esta é uma função da universidade, para além da formação de pessoas: auxiliar na resolução das questões do estado de Mato Grosso”, afirmou o pró-reitor de Administração da Unemat, Miguel Castilho Júnior.

Otimização de recursos e conhecimentos produzidos no Estado

A UFV foi contratada para promover a revisão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Em breve, está previsto o processo de transferência desse conhecimento. “Vamos constituir uma equipe multidisciplinar para dar continuidade a esse trabalho. Para além das questões ambientais, o processo precisa pensar nas pessoas que vivem aqui e de que forma que a gente pode alinhar esses diferentes fatores, de modo a causar o menor impacto negativo na vida das pessoas e o maior impacto positivo”, afirmou a superintende.

A sua construção é extremamente complexa e considera, ao mesmo tempo, fatores econômicos, ambientais e, sobretudo, os aspectos sociais. O secretário adjunto, Sandro Brandão, lembrou que não há necessidade da Secretaria ter um balcão com uma série de especialistas, sendo que já existem profissionais com esse conhecimento dentro do estado. “É fundamental esse trabalho colaborativo. Não estamos falando somente de números, estamos falando de informações que subsidiam a dinâmica da vida da população”.

A agenda de reuniões e definição dos especialista que atuarão nesse projeto inicial será divulgada em breve.


Fonte: Danielle Tavares | UNEMAT