ARTIGO DE OPINIÃO

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: E SE ESSA MODA PEGA?

Terça-feira, 21 de março de 2023 | Publicado às 17h54

A A

Divulgação

Era o primeiro dia em que eu procurava por servidores públicos do Estado de Mato Grosso que inovam, entregam, impactam e transformam a sociedade. Esse trabalho partiu do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (SINOVA-MT) do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, com intuito de encontrar esses servidores para valorizá-los por meio da divulgação de seu trabalho no GentInova - projeto que procura integrar os servidores mato-grossenses às inovações em práticas públicas que acontecem no Brasil e no mundo, por meio de videocasts, palestras e oficinas.

Logo no início da busca, fiquei sabendo de um policial militar que conseguiu implementar um projeto em que Policiais Militares vão a uma escola pública ensinar xadrez para as crianças, durante o contraturno escolar. É a incrível história do projeto “Xeque-Mate na Violência”, idealizado pelo servidor público Felipe Nunes Cordeiro, Tenente da PM, lotado em Paranaíta-MT, que tenho orgulho de apresentar a vocês.

“Como é que vocês ficaram sabendo sobre o projeto, daí de Cuiabá?”, perguntou Felipe em uma das nossas conversas iniciais, por telefone, mostrando muita surpresa e felicidade por ter recebido o convite para participar do GentInova. Paranaíta é uma cidade do interior do estado de Mato Grosso, a 840 quilômetros da capital. Segundo o Censo IBGE 2021, a população estimada é de 11.291 habitantes.

Felipe me contou que assumiu o comando da cidade de Paranaíta-MT em outubro de 2022. Assim que chegou e conheceu o efetivo com quem iria trabalhar, chamou-lhe a atenção o trabalho voluntário desenvolvido pelo Sargento Alexandre Pereira Batista, que ensinava xadrez a jovens da cidade, durante suas folgas. Batista atendia desde crianças a partir de quatro anos de idade até adolescentes de 15 anos, e seguia sua intuição para preparar as aulas. Felipe decidiu aproveitar a habilidade e boa vontade do Sargento para implementar o projeto “Xeque-Mate na Violência”.

Em todos os lugares, há problemas difíceis de serem resolvidos, que demoram mais tempo e custam mais; mas há também os que têm solução simples, são de baixo custo e são de fácil entendimento para as pessoas. O Sargento Batista já ensinava xadrez às crianças, já tinha essa habilidade desenvolvida. Além disso, outras condições necessárias, como acesso aos alunos, à escola e ao material poderiam ser fornecidas pelo próprio poder público, justificando como enxergou a realidade daquele momento como uma oportunidade.

O passo inaugural dado pelo tenente foi convencer o Sargento Alexandre a institucionalizar seu trabalho de ensino de xadrez às crianças, o que não demandou muito esforço. Então, juntos, pesquisaram e chegaram à conclusão de que a faixa etária de 9 a 10 anos era a ideal para ensinar, porque precede o momento em que se inicia o uso de drogas ou a prática de pequenos delitos. Como esta faixa etária costuma estar no 5º ano escolar, cuja competência pelo ensino público é do município, Felipe entrou em contato com o Prefeito e com os atores responsáveis pela educação infantil em Paranaíta e conseguiu firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ele também conseguiu o apoio da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), que doou todo o material didático do projeto.

E foi assim que o projeto “Xeque-Mate na Violência” ganhou vida. O nome foi pensado pelo próprio Felipe, uma referência ao movimento final no xadrez, em que o vencedor dá um xeque-mate em seu adversário. Hoje, o projeto conta com aproximadamente 50 alunos inscritos. A primeira aula do “Xeque Mate na Violência” aconteceu no dia 06 de março deste ano, apenas cinco meses após Felipe ter assumido o comando da cidade de Paranaíta. Para os próximos anos, ele espera que os alunos já formados virem monitores e ensinem uns aos outros.

Felipe é um ótimo exemplo de servidor inovador em práticas públicas, porque trouxe algo novo para o ambiente governamental, com impacto significativo na vida das crianças e dos policiais envolvidos. Uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública em 2021, intitulada "Prática de Xadrez como Fator de Proteção na Demência", mostra que a prática de xadrez é um fator protetor das funções cognitivas do cérebro.

Curiosamente, eu descobri que o Departamento de Polícia de Chicago, nos Estados Unidos, também firmou uma parceria com as escolas públicas da cidade e uma fundação de xadrez local, em um programa chamado Cops & Kids (C&K) Chess Initiative, ou, em tradução livre, Policiais e Crianças (P&C) Iniciativa de Xadrez. No site oficial, explicam que a meta do programa é oferecer oportunidades adicionais de envolvimento para estudantes de diversas comunidades em toda a cidade e empregar policiais para servir como mentores e modelos por meio de programas centrados no xadrez. Alcançamos nosso objetivo reconhecendo os muitos resultados e habilidades que o xadrez oferece aos nossos jovens, usando o xadrez para promover engajamento e relacionamento positivo com a polícia de Chicago e jovens de diversas comunidades em toda a cidade de Chicago.

Podemos todos dizer, então, que a PM de Paranaíta trabalha um projeto semelhante ao desenvolvido pela Prefeitura de Chicago, do qual sequer tinha conhecimento anteriormente. Muito bacana!

Alguém pode se questionar se o projeto “Xeque-Mate na Violência” deixa de ser caracterizado como uma inovação, por ter sido instituído após o programa americano Policiais e Crianças (P&C) Iniciativa de Xadrez. A resposta é não, seguramente. Cabe explicar que inovação não precisa indicar a primeira vez que se inventa algo no mundo. Se for uma novidade dentro de um setor, uma equipe ou um ambiente de trabalho, já é considerada inovação. 

Inovação em práticas públicas significa a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente governamental ou social que resulte em novos produtos, serviços ou processos que agreguem valor significativo para o serviço público e para a sociedade, através de melhoria de qualidade, eficiência ou produtividade, conforme descreve a Política de Inovação em Práticas Públicas no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, veiculada pelo Decreto 1.200, de 16 de dezembro de 2021.

Além de explicar o que é inovação, é sempre importante dizer o que ela não é. Inovação não é TI. Inovação não custa caro. Inovação não é um privilégio de pessoas muito inteligentes ou criativas, porque inovação é uma habilidade. Pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que se capacite.

Assim, certos de que o “Xeque-Mate na Violência” é projeto inovador, seguimos a reflexão. Como seria se esse projeto fosse implementado em várias outras cidades do Estado e do Brasil? Qual seria o impacto na vida das crianças e dos policiais envolvidos na iniciativa? E se fôssemos capazes de identificar outros projetos e iniciativas inovadoras em práticas públicas que são feitas de maneira rotineira pelos servidores públicos? E se os próprios servidores passassem a se perceber como inovadores? 

 

Qual seria o impacto de todo esse movimento na sociedade?

O GentInova existe para promover esse movimento, porque busca desmistificar a inovação dentro do setor público, fazer com que os servidores se sintam vistos, valorizados e, quem sabe, animados a replicar a prática apresentada, além de propor a interação com os responsáveis por outras práticas inovadoras e com pesquisadores do tema no Brasil e no mundo.

O bate papo com Felipe será por meio de videocast do GentInova, no dia 23 de março de 2023, às 14 horas de Cuiabá (15 horas de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube da SEPLAG-MT. Também foi convidada para o bate-papo, a servidora pública Kelly Carvalho, agente penitenciária e Secretária Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária do Maranhão. Kelly venceu o Prêmio Espírito Público 2022, no eixo Segurança Pública, pelo projeto “Espaços de Vivência Infantil” e por outras contribuições sociais nas penitenciárias. Será o evento de abertura do GentInova, em 2023.

Felipe será o primeiro de muitos outros servidores públicos mato-grossenses inovadores a ser evidenciado pelo GentInova. Nós temos certeza que iremos encontrar vários outros que trazem em si o espírito público, que trabalham com garra, que implementam mudanças no setor público e causam grande impacto na sociedade. Aliás, se você é ou conhece algum servidor público do estado de Mato Grosso que desempenha um trabalho inovador e que merece ser colocado em evidência, entre em contato comigo pelo e-mail sinova@mt.gov.br. Enquanto isso, qualquer pessoa interessada pode participar acessando o YouTube.

Os eventos do GentInova são oferecidos de forma gratuita, quinzenalmente, em formato online e ao vivo, com gravação disponível no YouTube da SEPLAG-MT. Todos os convidados e envolvidos trabalham de forma voluntária e o evento não gera custos aos cofres públicos.

FLÁVIA PIMENTA DE MEDEIROS CALMON, Gestora Governamental da SEPLAG-MT e líder do projeto GentInova em 2023.

 

 

 

 


Fonte: Flávia Pimenta | Seplag