RECONHECIMENTO

Seplag concorre a prêmios de excelência em governo digital

Quarta-feira, 23 de novembro de 2022 | Publicado às 12h14

Dois projetos desenvolvidos visam ampliar a transformação e unificação de plataformas utilizadas pelo governo. Resultado será divulgado na sexta-feira (25)

A A

Membros dos comitês Executivo e Técnico de Transformação Digital e Inovação que são coordenados pela Seplag - Foto por: Divulgação

O Governo do Estado, por meio dos comitês Executivo e Técnico de Transformação Digital e Inovação, coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é finalista em duas categorias do Prêmio ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação) de Excelência em Governo Digital – 2022. O resultado será divulgado na sexta-feira (25.11).

A Seplag concorre com duas iniciativas – Implantação do Sistema de Governança Digital do Governo de Mato Grosso, na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital; e XVIA-MT: Implantação de uma Alternativa Viável de Integrar o Brasil, na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo.

O projeto “Implantação do Sistema de Governança Digital do Governo de Mato Grosso” é um sistema de governança digital (SGD), estruturado para gerir a transformação digital dos serviços públicos.

Seu objetivo é promover o alinhamento, a unificação e o desenvolvimento orgânico do governo, na implementação de um modelo digital de relacionamento com o cidadão, através de uma plataforma unificada para implementar a transformação digital.

Já o projeto XVIA-MT: Implantação de uma Alternativa Viável para Integrar o Brasil visa a implementação da digitalização dos serviços, de forma integrada, para fortalecer o desenvolvimento de serviços digitais no Estado. É inspirado no projeto X-ROAD, adotado por sociedades digitais, como a Estônia e Finlândia, e tem seu conceito adaptado para o Brasil.

A proposta é que os órgãos conectados troquem dados, numa mesma rede, de forma segura, eficiente, transparente e melhorando a comunicação entre governo e sociedade para a universalização do atendimento, favorecendo a interoperação de dados entre os estados brasileiros.

Segundo o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o governo digital se tornou prioridade na atual gestão e os projetos selecionados proporcionarão tecnologia necessária, segura e robusta, para ser a base da transformação digital em Mato Grosso.

“Participamos de diversas iniciativas importantes de alinhamento e colaboração com os demais estados, conselhos, grupos de trabalho e associações. Em todas as instâncias colaborativas, há a necessidade de compartilhamento de dados e informações. Hoje, a mesma tecnologia, que integra dados entre os órgãos do executivo, pode ser expandida para outros poderes, outras unidades da federação, setor privado e até instituições internacionais”.

Divulgação

 

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas e coordenador do Comitê Executivo de Transformação Digital e Inovação, Sandro Brandão, destaca a importância dos projetos para levar adiante as transformações digitais.

“Fico esperançoso pelo zelo e cuidado com que a transformação digital está sendo tratada nesta gestão, pois tenho certeza de que a relação da sociedade com o governo será muito mais simples, fácil e ágil. Enfim, sob todos os prismas essas premiações são sinais de que esta pauta está muito bem conduzida em nosso estado”.

Para a coordenadora de Gestão de Transformação Digital e responsável pelo Comitê Técnico de Transformação Digital e Inovação de Mato Grosso, Carolina Grzybowski Tonucci, ter o projeto selecionado entre vários outros nesse renomado prêmio é uma oportunidade ímpar.

“Esta seleção nos fortalece e nos motiva a continuar no caminho certo. Por isso, digo a todos os servidores para participarem das premiações que buscam inovar, pois as pequenas coisas podem fazer a diferença na vida da população”.

Prêmio ABEP

Entre os 18 finalistas ao prêmio, estão iniciativas de órgãos, entidades e empresas públicas federais, estaduais e municipais de diversos estados brasileiros, que apresentam inovações tecnológicas, soluções digitais, transparência em informações, serviços públicos pela web, promoção da inclusão digital, aperfeiçoamento de processos e eficiência administrativa.

Entregue anualmente pela ABEP e pelo Ministério da Economia, o prêmio tem como objetivo estimular e desenvolver a inovação e a excelência em iniciativas de governo digital e modernização do governo no Brasil.

Saiba mais sobre o prêmio ABEP através do link: https://www.secop.org.br/Pagina/Finalistas-Premio-Governo-Digital

Prêmio Espírito Público

A Seplag, por meio dos servidores Angélica de Andrade Monteiro Costa, Flávia Pimenta de Medeiros Calmon e Washington Fernando da Silva, também concorre ao Prêmio Espírito Público 2022, que prestigia e reconhece a atuação de profissionais da administração pública, que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade em todo país.

Os servidores concorrem com outros dois estados, Sergipe e Santa Catarina, na categoria Gestão de Pessoas com o projeto “Outubro Movimente: de Repente a Gente Muda a Mente - edição 2021”. O Estado vencedor será conhecido em 30 de novembro.

O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, com o suporte de instituições que acreditam no poder transformador do serviço público para sociedade.


Fonte: D`Laila Borges e Mariana da Silva | Seplag-MT