PAINEL DE RESULTADOS

Escola de Governo de MT capacita servidores públicos estaduais em análise de dados com Power BI

Segunda-feira, 29 de julho de 2024 | Publicado às 10h02

Esse software possibilita eficiência e eficácia na coleta e análise de dados para a exposição de resultados

A A

A Escola de Governo atua capacitando servidores públicos do Governo de Mato Grosso de acordo com o decreto nº 2347, de 9 de maio de 2014. Crédito: Paulo Luz

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, finalizou nesta sexta-feira (26.07) a capacitação da segunda turma em Análise de Dados e Desenvolvimento de Dashboards em Power Business Intelligence (BI). 

O treinamento orientou sobre o uso dessa ferramenta para facilitar a elaboração de informações ilustradas. Além disso, é mais um mecanismo que colabora para a transparência e o acesso à população.

O facilitador, fiscal agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Flávio Barcelos, destaca o potencial desse recurso para garantir eficiência e eficácia nos procedimentos da administração pública estadual. 

“Procuramos trazer essa ferramenta de forma democrática e simplificada, para que todos os participantes possam aplicar a análise de dados com Power BI nos seus respectivos setores”, aponta o facilitador, que também atua como analista de dados.

A analista que atua na Coordenadoria de Saúde e Segurança da Secretaria de Educação (Seduc-MT), Luana de Azevedo, explica que já trabalha com o manuseio de dados no Excel, mas que para criar esse painel de resultados recorre a terceiros.

“Pretendo construir as ilustrações da nossa Coordenadoria, pois, atualmente, é outra pessoa que faz esses painéis. E, como ela não conhece o nosso produto, nem sempre o que pedimos é o que ela compreende”, aponta a participante.

Portais ligados às secretarias governamentais utilizam de dashboards em suas plataformas, como Dados MT, Painel Covid-19 e Dados Cartográficos, permitindo a visualização de dados em tempo real.

*com supervisão de Inácio de Paula 


Fonte: Paulo Luz*