ENTRE OS MELHORES

Sistema desenvolvido pela Seplag representou Mato Grosso no Prêmio Excelência em Competitividade 2024

Sexta-feira, 19 de julho de 2024 | Publicado às 10h48

Das mais de 292 políticas públicas inscritas, o Sistema de Concessão de Adiantamento (Sicad) ficou entre as 12 práticas semifinalistas do prêmio

A A

O sistema permite também registros imagéticos dos espaços físicos para o acompanhamento dos processos e resultados das reformas. Crédito: Paulo Luz

O Sistema de Concessão de Adiantamento (Sicad), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), ficou entre os 12 semifinalistas do Prêmio Excelência em Competitividade. O prêmio é realizado pelo Centro de Liderança Pública e recebeu a inscrição de 292 políticas públicas de todo o Brasil.

O Sicad foi desenhado e desenvolvido pelas equipes da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços e da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, ambas da Seplag, e é o sistema oficial do Governo de Mato Grosso para a gestão da concessão e prestação de contas. Os gestores podem solicitar recurso para realizar intervenções de execução simplificada em prédios públicos.

“O sistema desburocratiza o processo.  Por meio dessa ferramenta os órgãos estaduais podem realizar melhorias na infraestrutura de prédios públicos com mais agilidade e economicidade, garantindo eficiência na aplicação dos recursos”, destaca o secretário titular da Seplag, Basílio Bezerra.

O recurso de R$ 100 mil, por intervenção, é disponibilizado por meio de cartão de pagamento, vinculado a uma conta oficial do órgão, e todos os pagamentos são registrados nos sistemas de finanças e gestão de gastos do Estado, visando garantir a transparência e a legalidade das despesas realizadas.

A secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano, o projeto foi desenvolvido do zero. “Este é um projeto inovador e que garante a eficiência no serviço público, pois possibilitou que sejam realizadas intervenções de forma transparente, segura e rápida”.

De acordo com o último levantamento, foram realizadas 264 intervenções. São 181 finalizadas e 83 em andamento, a um custo médio de R$ 48 mil cada.

Para a secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, é uma grata satisfação ter um produto entre as finalistas. “Ter um sistema desenvolvido pelos nossos analistas de Tecnologia da Informação, representando o nosso Estado em uma seleção nacional, nos dá orgulho em fazer parte de uma equipe que faz dos desafios, oportunidades, e demonstra o quanto temos buscado inovar na administração pública".

As intervenções consistem em pequenos reparos, substituições, reforços, ampliações, adequações, instalações elétricas e hidráulicas, serviços de engenharia ou manutenção predial em caráter de urgência visando manter as condições adequadas de funcionamento e estrutura e preservar o patrimônio público construído.

Antes: a delegacia do município de Torixoréu foi uma das unidades beneficiadas com a celeridade do sistema. Crédito: DivulgaçãoAntes: a delegacia do município de Torixoréu foi uma das unidades beneficiadas com a celeridade do sistema. Crédito: Divulgação

Depois: a delegacia do município de Torixoréu foi uma das unidades beneficiadas com a celeridade do sistema. Crédito: Divulgação


Fonte: Dayanne Santana | Seplag-MT