INÉDITO

Seplag realiza encontro de estagiários do Poder Executivo de Mato Grosso

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024 | Publicado às 10h08

O evento aconteceu nesta segunda-feira (19.08), das 8h às 13h, no Cine Teatro Cuiabá

A A

O secretário da Seplag ressaltou o potencial de adesão por parte do mercado de trabalho, após a experiência de estágio. Crédito - Assessoria/Seplag

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu, nesta segunda-feira (19.08), cerca de 500 estagiários de 32 órgãos estaduais. O primeiro encontro de estagiários do Poder Executivo de Mato Grosso, organizado pela Adjunta de Gestão de Pessoas, aconteceu no Cine Teatro Cuiabá. 

O secretário Basílio Bezerra destacou que, hoje, a administração pública estadual dispõe de uma das melhores bolsas de estágio em Mato Grosso. Além disso, segundo ele, ao gerar oportunidades, também se produz um ciclo social virtuoso no qual ganham todos os envolvidos.  

“O estágio é uma oportunidade de o estudante adquirir conhecimento técnico profissional. Sabemos que, ao final do processo, uma parte expressiva dos nossos estagiários terá uma colocação à altura no mercado de trabalho, resultado de disciplina e dedicação. Eles são fundamentais na administração pública e o nosso objetivo é que todos saiam aptos para a vida profissional”, apontou.

Legenda: cerca de 500 estagiários que atuam em 32 órgãos estaduais compareceram ao evento. Crédito: assessoria/SeplagLegenda: cerca de 500 estagiários que atuam em 32 órgãos estaduais compareceram ao evento. Crédito: assessoria/Seplag

Atualmente, o Governo de Mato Grosso oferece vagas de aprendizagem profissional para estudantes do Ensino Médio, Técnico, Superior e Pós-graduação. Segundo a Adjunta de Gestão de Pessoas, a cerca de 3 mil estudantes atuam em 32 órgãos estaduais.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, explicou que o estágio na administração pública estadual é singular, principalmente pela oportunidade que os estudantes têm nesses espaços, onde são elaboradas as políticas públicas. 

“Uma prática no serviço público é uma realidade diferente. O serviço público, nas suas mais variadas secretarias, é responsável pelas políticas públicas. Políticas essas que chegam ao cidadão, por meio da saúde, segurança, assistência, cultura”, acentuou a secretária.    

A estagiária de pós-graduação da Polícia Judiciária Civil (PJC), Camila Costa, é formada em Serviço Social e faz mestrado em Política Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela relaciona a sua formação acadêmica com as experiências que tem adquirido no estágio. 

“Na minha pós-graduação, analiso o impacto do trabalho na vida do indivíduo e na sociedade. Observo a relação entre o trabalho no serviço público e as questões de saúde, direitos sociais e referências institucionais, conectando essas áreas com teorias do Estado e a dinâmica do mundo do trabalho”, relacionou a estagiária.    

Participaram ainda das ações do evento, a assessora especial da Seplag, Priscila Bastos, e o coordenador de Projetos e Inovações de Gestão de Pessoas da Seplag, Marcos de Moraes. Presenças que rendeu um painel “Fui estagiário e posso provar!”, momento em que vários servidores relembraram experiências de quando também foram estagiários. 

Legenda: servidores públicos estaduais relembraram situações que viveram quando foram estagiários. Crédito: assessoria/SeplagLegenda: servidores públicos estaduais relembraram situações que viveram quando foram estagiários. Crédito: assessoria/Seplag

A programação contou também com a palestra sobre a importância da comunicação no início da carreira, ministrada pela vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MT, Luísa Arruda. Já a superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor da Seplag, Tatiana Guedes, abordou o perfil comportamental a partir da inteligência emocional.


Fonte: Inácio de Paula